Jovens no Mercado de Trabalho — Como Conciliar Estudos?
2 min read
jovens no mercado de trabalho

A entrada de jovens no mercado de trabalho pode acontecer por três motivos: busca de independência financeira, antecipação da carreira ou necessidade para ajudar dentro de casa.
Quem enfrenta os desafios dessa dupla jornada pode ter dificuldades de como conciliar a rotina com a vida pessoal e os estudos, além de ainda conseguir dar o seu melhor em todas as atividades. Acompanhe o artigo e aprenda a focar em cada uma das áreas de maneira eficaz.
Os desafios dos jovens no mercado de trabalho
De acordo com dados da pesquisa “Juventude na Escola — Por que enfrentam?”, realizada pelo MEC em 2016, 32,2% dos jovens conciliavam seus estudos com um trabalho.
Além disso, 55% dos estudantes entrevistados eram alunos do EJA — Educação para Jovens e Adultos.
A sua demanda pode mudar de acordo com a semana, sendo o que é prioridade na atual, pode não ser na seguinte.
Entre os problemas que os jovens no mercado de trabalho costumam enfrentar estão:
- cansaço;
- falta de foco;
- pouca dedicação em uma ou ambas atividades;
- dificuldades em manter um rotina organizada.
Como encarar essa realidade e, de quebra, conseguir consolidar de maneira eficaz o estudo e o trabalho? Se você não sabe como resolver, tente:
Estabelecer prioridades
Portanto, pegue o domingo para listar as atividades e anote em um lugar que você não esquecerá, como agenda, calendário pessoal ou cronograma.
Dessa forma, fica mais fácil saber quando deve priorizar a revisão de uma matéria ou a lista de atividades determinadas pelo seu chefe, por exemplo.
Além disso, você também pode estabelecer as prioridades por horários. Fica a seu critério!
Aproveitar momentos de lazer com parcimônia
Ninguém consegue focar 100% de tempo no trabalho ou estudo, né? Todos nós precisamos nos divertir, sair e aproveitar momentos de lazer.
A dica é tentar manter uma vida social sem prejudicar os seus afazeres definitivos. Ao invés de sair para o cinema na quarta-feira, por exemplo, por que não estabelecer o fim de semana, como o sábado, para isso?
Tente separar os cinco dias úteis da semana para as suas atividades e o fim de semana, para o lazer.
Otimizar tempo
Se decidiu estudar em um determinado horário, faça só isso. Não misture as duas áreas, jamais! Além de atrapalhar o seu rendimento e foco, você vai desperdiçar muito mais tempo tentando unir as duas coisas.
Relaxe e lembre-se de que você está investindo acima de tudo em você mesmo.
Agora que já sabe como pode funcionar a rotina dos jovens no mercado de trabalho, confira mais dicas no blog da Faspec!