Qualificações Profissionais para Currículo — Erros e Acertos
2 min read

De acordo com o dicionário, qualificar é atribuir algo a alguém ou a uma coisa. Ou seja, determinar quais são as suas qualificações profissionais para currículo é destacar os principais pontos que você considera importante um recrutador saber.
Caso ainda não seja capaz de defini-las, acompanhe as dicas do artigo abaixo para conseguir participar das entrevistas nos lugares que sempre desejou trabalhar!
Qualificações profissionais para currículo — o que são e como defini-las?
Antigamente, era comum encontrar um breve resumo no topo do currículo sobre você, a sua pretensão salarial e o cargo que estava se candidatando.
Hoje, a estrutura utilizada na hora de escrever as qualificações profissionais para currículo mudaram, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente.
A seção do perfil de qualificações — popularmente chamado — é onde o profissional expõe brevemente sobre seus pontos fortes e habilidades com a intenção de ser chamado para o processo seletivo.
Nela, é possível explorar todas as experiências anteriores, grau de escolaridade, cursos extracurriculares, habilidades indispensáveis, entre outros pontos, de forma simples e clara.
Engana-se quem pensa que basta apenas dizer sobre o seu comportamento pessoal. É preciso mostrar atrativos relevantes para o cargo desejado.
Agora, para ajudar você a definir esses pontos, confira os principais erros e acertos sobre as qualificações profissionais para currículo:
Grau de escolaridade
- erro: colocar em detalhes em que escola, ano e cidade concluiu os estudos — fundamental e médio —, e só depois mencionar informações sobre a graduação;
- acerto: identificar de forma direta qual o curso, instituição e ano de conclusão do ensino superior.
Habilidades de carreira
- erro: prolongar em muitos detalhes todos os acontecimentos em seus trabalhos anteriores até chegar ao ano de encerramento de vínculo;
- acerto: informar quais foram as principais habilidades adquiridas em cada emprego de acordo com os anos vividos na empresa.
Habilidades interpessoais
- erro: dizer apenas poucas palavras, como, por exemplo, ótimo trabalho em equipe ou produtivo;
- acerto: esclarecer com clareza as suas habilidades interpessoais, como, por exemplo, capacidade de liderança quando era proposto trabalho em equipe. Dê exemplos e não poupe nos detalhes!
Cursos extracurriculares e prêmios
- erro: não mencionar qualquer ponto de destaque para o cargo;
- acerto: explicar resumidamente quais foram os cursos que fez, o que aprendeu com eles e o ano de validação do certificado. Se você fez cursos extracurriculares ou ganhou prêmios de reconhecimento, destaque-os!
Depois dessas análises, fica mais fácil destacar o seu perfil profissional, não acha? Tente implementar essas dicas no seu currículo e depois conte nos comentários se deu certo.
Para mais conteúdos assim, continue acompanhando o blog da Faspec!